segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

Oi meninasss!! Que saudades eu estava!
Tô de volta. 100% recuperada da gripe que me atacou.
Sabe como é, desanimei por um tempo. Ficar longe me deixa assim. Mas tô de volta e já vim com um assunto importante pra conversar com vocês.


              Exatamente a uma semana atrás, abriram as inscrições para o ENEM (Inscrições de 13 a 27 de maio). Então, hoje vou falar um pouco sobre o que é, para o que serve, quem pode participar, etc e tal.
              Bom, o Exame Nacional do Ensino Médio é direcionado ao público que como o nome já diz, está cursando o Ensino Médio. Com ele, podemos conseguir diploma de conclusão do ensino médio, entrar em faculdades federais com diversos programas como ProUni (Programa Universidade para Todos) e SISU (Sistema de Seleção Unificada). Mas assim, essa opção de pegar o diplona de conclusão de curso, é mais indicada para aqueles que estão atrasados(as) nos estudos. Porque é sempre bom ter 100% do conhecimento que a escola nos oferece. E claro, não é com qualquer nota que você conseguirá isso. Você tem que ser ótimo rs. 
            Outra coisa importante a lembrar é que, se você não tem 18 anos, sua nota ainda não valerá. Maaas, não será perdida. A nota fica salva e armanezada por 1 ano. Eu por exemplo, me inscrevi para fazer o enem, e tenho apenas 16 anos. Minha nota vai ficar guardada até o próximo enem daqui a 1 ano. 
             E meninas, aconselho que façam o enem mesmo que não com a idade certa ainda. Sabe, façam como um treinamento. E já terão uma ideia do que fazer e como vai ser quando for fazer sério. Não acham? Eu optei fazer por esse motivo.

                Sobre a taxa de inscrição: Sobre a taxa, quero deixar claro porque muitas pessoas vieram tirar essa dúvida comigo. Então, espero esclarecer a todas.
               
                Quem não paga: - Automaticamente, ao PARTICIPANTE concluinte do Ensino Médio no ano de 2013, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino,
declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

- Mediante declaração de carência, ao PARTICIPANTE que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

            Para entender com perfeição e não deixar nenhuma dúvida no ar, precisamos ser o querido EDITAL. É um pouco extenso, mas vale a pena ler. No final do posto deixo todos os links.

             E pra finalizar a parte das taxas, devo deixar claro que quem não se enquadra nesses dois requisitos de "Quem não paga", precisa pagar o GRU (boleto) que está no valor de R$ 35,00 (reais) até o dia 29 de maio de 2013.

Bom, acho que é só, qualquer coisas me deixem suas dúvidas nos comentários que eu farei de tudo pra poder ajudar. Agora vamos as sites e links:

PARA LER O EDITAL: Edital/Enem 2013

SITE DO INEP: INEP

PARA SE INSCREVER: Enem 2013

Estão todos aí, o primeiro é o edital onde estão todas as regras do exame e tudo que você puder imaginar.
O segundo, é o site oficial do Inep, que tira todas as dúvidas também e tem boas informações.
E o último, é onde você também receberá dicas e poderá fazer sua inscrição.

IMPORTANTE!
As inscrições vão de 13 a 27 de maio de 2013

              Espero que aproveitem as dicas e decidam o que fazer esse ano. O ENEM foi criado para nos dar oportunidades, lembrem-se. Beijão!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário